Segunda-Feira, 18 de Março de 2024
Instituição » Programas de Extensão e Pesquisa
Programa de Acordos de Cooperação Internacional - Cooperation Agreement

O Instituto de Ensino Superior de Rondônia - IESUR - alicerça o seu desenvolvimento e crescimento priorizando a qualidade do ensino, calcado nos quatro princípios básicos da política estabelecida para o ensino superior: a expansão, a diversificação de áreas de atuação, a avaliação e a qualificação/modernização. Estes princípios são os pilares que sustentam o IESUR desde o seu credenciamento.

A missão primordial do IESUR é a de servir a comunidade rondoniense, provendo-a de sólidos conhecimentos, gerando, consequentemente, importante progresso científico, econômico, profissional, social e cultural do município de Ariquemes e regiões vizinhas. Trata-se de uma Instituição comprometida com o bem estar da comunidade na qual está inserida, que não mede esforços em contribuir com a melhoria da qualidade de vida, defesa da expressão e cumprimento da verdade. E, mais do que isso, oferece uma perspectiva de ensino diferenciada, guiada pela necessária visão interdisciplinar voltada para a transformação social.

Dessa forma, para cumprir seus ideais, o IESUR oferece cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e muitas outras atividades que fazem parte do Programa de Extensão e Responsabilidade Social que atendem a comunidade de Ariquemes.

Por isso, o IESUR/FAAr em atenção ao cumprimento das ações do PDI de 2013/2018, busca firmar acordos de cooperação internacional gratuita e por prazo indeterminado, proporcionando a todos os integrantes do IESUR as seguintes possibilidades acadêmicas:

I - intercâmbio de estudantes (graduação e pós-graduação);

II - intercâmbio de estudiosos (docentes e investigadores ou pesquisadores com a finalidade de realizar seminários e pesquisas conjuntamente no IESUR/FAAr ou no estrangeiro);

III - organizar Programas ou Projetos sistemáticos e relevantes em conjunto, particularmente relativas às linhas de pesquisa já inseridas na IES; e

IV - outras bolsas acadêmicas acordadas por ambas as instituições, como os seminários proferidos por palestrantes internacionais para os alunos da IES ao longo do ano letivo e cursos de verão para alunos nacionais e estrangeiros.

Com a cooperação internacional implantada, o IESUR/FAAr cumpre mais um dos seus objetivos, que é o de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão, especialmente às linhas de pesquisa instituídas em 2012 e 2013, respectivamente: (i) Sociedade, Empresa e Sustentabilidade e (ii) Direitos Fundamentais e suas dimensões.

Os acadêmicos e docentes do IESUR/FAAr podem participar de programa de intercâmbio, aprofundando o estudo de determinados temas, realizar um estudo comparado de disciplinas e ter contato com um sistema jurídico distinto do brasileiro.

Ademais, a vivência internacional permite o contato com diferentes culturas e a troca de experiências e ideias com pessoas de diversas partes do mundo.

Sendo assim, o PROGRAMA DE INTERCÂMBIO contribui tanto para a formação profissional e acadêmica do aluno e do docente, quanto para seu desenvolvimento pessoal.

DADOS DE CONTATO

Coordenadora: Profª. Drª. CLÁUDIA RIBEIRO PEREIRA NUNES

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Núcleo de Pesquisas Científicas em Direito.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: claudianunes@faar.edu.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Minuta em inglês do Acordo de Cooperação Internacional - COOPERATION AGREEMENT (arquivo pdf)