Terça-feira, 19 de Março de 2024
Instituição » Conheça
Programa de Responsabilidade Social

O IESUR/FAAr tem por missão o ensino, a educação, a pós-graduação, mas também ajuda a desenvolver a questão da responsabilidade social. E, realiza, ao longo de todo o ano, atividades de responsabilidade social, uma vez que é uma Instituição comprometida com a comunidade onde está inserida.


São atendimentos jurídicos, de saúde e psicológico gratuitos, palestras, visitas de alunos e professores às escolas e comunidades, eventos e cursos voltados à pessoa com deficiência, entre outras atividades.


Todas as ações que são desenvolvidas formam um discurso de agradecimento a sociedade, que deposita a confiança da formação dos seus filhos ao IESRU/FAAr. É uma forma de retribuição à comunidade.

A missão do IESUR/FAAr é a de servir a comunidade, provendo-a de conhecimentos e gerando recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Ariquemes e região, buscando contribuir sempre para o bem-estar da sociedade de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida, defendendo a expressão e o cumprimento da verdade.


Quanto à Responsabilidade Ambiental, primeiramente foi implantada no ano de 2012 a linha de pesquisa: “Sociedade, Empresa e Sustentabilidade”.


Em março do ano de 2013, o Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas do IESUR - Ação nº 04 – Programa de Responsabilidade Socioambiental (RSA), cujo objetivo é o de evidenciar a natureza, apontando caminhos para preservação do meio ambiente, contribuindo não apenas com a melhoria da qualidade de vida dos jovens do município de Ariquemes e regiões vizinhas bem como realizar campanhas promovendo a educação ambiental, visando sensibilizar a comunidade acadêmica e seus colaboradores.


Esta Instituição de Ensino acredita que a troca de experiências e as idéias dentro dessas atividades de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no atendimento da comunidade do município de Ariquemes e regiões vizinhas



Conheça os Projetos de Responsabilidade Social do IESUR/FAAr:

Direito:




O Núcleo de Prática Jurídico – NPJ em a finalidade de atender a comunidade carente prestando assistência jurídica. Verificou-se que os atendimentos estão relacionados com as áreas de: família (55,7%); civil (25,6%); previdenciário (9,5%); trabalhista (7,7%) e penal (1,5%). Vale destacar que nos últimos sete anos o Núcleo de Prática Jurídica distribuiu 1024 processos até 2011.


O Núcleo de Pesquisas Científicas em Direito - NUPES com suas pesquisas empíricascontribuí tanto para a formação profissional e acadêmica do aluno da graduação e da pós-graduação quanto para seu desenvolvimento pessoal, contribuindo com a preservação da floresta amazônica e seus povos e a convivência respeitosa com a comunidade rondoniense. A sua pesquisa de mapeamento com as "FAMÍLIAS DA PRECISÃO" DE ARIQUEMES revelaram uma faceta social que precisa ser identificado e organizada para sair do bolsão de pobreza - pesquisa apresentada para o REED - Rede de Estudos Empíricos em Direito.


Administração:


O Projeto Social do 4º ADM tem por objetivo desenvolver nos acadêmicos a consciência social e reconhecer que as empresas, muitas vezes, causam externalidades negativas às comunidades carentes.


A ELO, que é a Incubadora de Negócios do IESUR, já contando com 17 clientes empresas no portfólio em 2012.


Farmácia e Enfermagem:


Projeto Lar do Idoso (trabalho voluntário com os Anjos de Enfermagem e controle de medicamentos, com os alunos de Farmácia).


Projeto Leite é vida: no combate à desnutrição (antigo Projeto Distribuição de Leite) - foi readequado e terá atendimento pelos acadêmicos de Psicologia e Enfermagem a partir de 2014.


Psicologia:


O Núcleo de Psicologia cuida da saúde psicológica, da cidadania e da qualidade da população carente do município de Ariquemes e regiões vizinhas.


Projetos envolvendo todos os cursos


Projeto Social Abrigo Cristão  - o atendimento ao albergado já existe, a partir de fevereiro será  reativado o atendimento psicológico.


Projeto Escolinha de Futebol (antigo Projeto Guaíra) - trata-se de parcerias e o atendimento psicológico foi feito por um dos parceiros (egresso da FAAr). A partir de fevereiro de 2014, terá a colaboração do Núcleo de Psicologia e será feito pelos acadêmicos de Psicologia.


Projeto Semear (parceria com a Igreja de Ariquemes) - recebeu as doações do Trote Solidário e a partir de 2014, agregará as suas atividades o atendimento psicológico.


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia