Terça-feira, 19 de Março de 2024
Graduação » Administração Geral
Sobre o curso

               “A eficácia pode ser aprendida. A eficácia deve ser aprendida”.

                                                                                   Peter F. Drucker

Objetivos do Curso

O curso de Administração está articulado com a missão e políticas do IESUR/FAECA através da constante busca pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão.
A interdisciplinaridade e a integração das unidades curriculares, a criação de laboratórios teórico-práticos, a modernização do currículo e a prestação de serviços à comunidade são consideradas como bases para a formação humana e profissional dos nossos egressos, bem como para o desenvolvimento regional sustentado e para a melhoria da qualidade de vida da população.
A IESUR/FAECA, bem como o curso de Administração acreditam que os problemas sociais, econômicos e ambientas modernos necessitarão de Administradores com visão sistêmica, que sejam capazes de desenvolver interações profícuas entre as organizações e as mudanças ocorridas no macroambiente. Que sejam capazes de criar e Administrar organizações tendo em mente variáveis sociais e ambientais.

Missão do Curso

Formar profissionais administradores, através do processo educacional, para melhoria contínua dos processos de gestão das organizações econômicas, da comunidade onde está inserida com ferramentas de cunho humanístico que permitam a sua inserção nos complexos e variados campos em que vier a atuar, absorvendo permanente informação, por ocasião da formação.

Perfil do Egresso

O egresso deverá estar imbuído de espírito Empreendedor e capacitado a fim de planejar e criar novos negócios e organizações. Deverá construir habilidades para atuar de modo sistêmico nas diversas áreas organizacionais e desenvolver postura crítica e aptidão para o desenvolvimento de estratégias frente às situações sócio-econômicas emergentes. O ambiente acadêmico do IESUR deverá propiciar o comportamento ético, a criatividade e a responsabilidade social e ecológica dos futuros profissionais.

Saiba Mais...

Na busca em oferecer um currículo que contemple as diretrizes nacionais, além das demandas do mercado local e regional bem como da cultura e diferenças geográficas e produtivas, é que o Curso de Administração do IESUR experimenta uma nova proposta curricular preocupada em promover e integralizar as competências e habilidades dos futuros administradores.


O perfil dos gestores que o IESUR deseja formar é um profissional que possua princípios e ferramentas capazes de serem aplicadas na administração de diversos tipos de organizações e ambientes, há também a preocupação em despertar e preparar este administrador para intervir nas peculiaridades socioeconômicas, culturais e ambientais da região onde a Instituição de ensino atua. Os conteúdos de formação básica, profissional, de estudos quantitativos e de formação complementar possuem disciplinas específicas relacionadas às demandas regionais e à vocação do curso, a saber: Formação Empreendedora; Antropologia Organizacional; Administração Rural e Agronegócio e Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

 

A preocupação com a sociedade e empreendedorismo: as Atividades Complementares

 

As Atividades Complementares incluem entre outras: Atividades de Monitoria, Visitas Técnicas (realizadas em aeroportos, portos, empresas, fábricas, agroindústrias, propriedades rurais etc.), Eventos Científicos (participação em congressos, encontros seminários, simpósios, mostras, feiras etc.), Participação de Projetos Sociais, Participação nos Planos Participativos Municipais ou Estaduais, Desafio SEBRAE e Atividade Integradora (elaboração de Planos de Negócio).
Entre as atividades mencionadas destaca-se a Atividade Integradora, seu caráter inovador está alicerçado sob sua funcionalidade para o alcance dos objetivos do curso. Logo, pode-se enfatizar sua importância:

 

  1. 1 - Integração das disciplinas: Proporciona aos acadêmicos a compreensão da interdependência entre as disciplinas estudadas durante o curso e leva a compreender o processo administrativo e de criação de organizações como um sistema dinâmico e interdependente;
  2. 2 - Preparação dos alunos para as atividades de estágio na incubadora: O desenvolvimento de Planos de Negócios contribui também para capacitar os acadêmicos no desenvolvimento das atividades requeridas no Estágio em Administração, podendo alcançar com maior eficácia os objetivos em relação ao ensino, pesquisa e extensão.   
  3. 3 - Incentivo a pesquisa de oportunidades de negócios: A atividade é um momento propício para despertar aos acadêmicos a busca por mercados não explorados e a valorizar os valiosos recursos produzidos na região.

 

A importância das atividades práticas e o trabalho em equipe

 

Outro ponto merecedor de nota é a proposta do Estágio oferecido pelo IESUR. Através da Incubadora de Negócios instituída pelo curso de Administração nesta instituição os acadêmicos têm oportunidade, nesta fase do aprendizado, de participar efetivamente do processo de tomada de decisão em empresas reais assistidas pela Incubadora. O Estágio em Administração do IESUR ganhou horário fixo em sala de aula durante o turno frequentado pelo acadêmico e é acompanhado por dois professores orientadores, as decisões são tomadas em equipe, cada qual é responsável por uma empresa. Dentro da dimensão da empresa a equipe delimita sua proposta de trabalho. Como o Estágio é desenvolvido durante três semestres, as áreas funcionais onde atuam os estagiários devem sofrer alterações durante este período, pois se supõe que desta forma os mesmos conseguirão perceber a realidade organizacional sistemicamente.


Veja como o curso funciona


Coordenador

Prof.ª Fabiana Alves Vendramel

Informações

Duração: 8 períodos

Grau Concedido: Bacharel

Turnos: Noturno

Secretária do curso: Cristiane Alves Masceno

E-mail: fabivendramel@hotmail.com

Telefone:69 3535-5008

Endereço: ver mapa

Links do Curso

» Cronograma

» Planos de Ensino

» Horário

» Docentes

» Matriz Curricular

» Revistas Eletrônicas

» Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração

» Cursos Gratuitos da FGV para Atividades Complementares

» Edital de Apresentações 2019-02

» Relação de Orientadores 2019-01

» Termo de Orientação TCC

Links Úteis

» Estágio Supervisionado em Administração

» craro.org.br

» sebrae.com.br

» exame.abril.com.br

» endeavor.org.br

» ibge.gov.br/cidades

» administradores.com.br

Períódicos on line

» Revista de Administração de Empresas – RAE

» HSM Educação Executiva

» Revista de Administração Contemporânea – RAC

» Revista de Administração Contemporânea (Eletrônica) – RAC-Eletrônica

» Organizações & Sociedade – O&S

» Brazilian Administration Review – BAR

» Revista Eletrônica de Administração – REAd

» Revista de Administração da Mackenzie – RAM

» Brazilian Business Review – BBR

» Revista Produção

» Revista Eletrônica de Gestão Organizacional – Gestão.Org

» Revista de Gestão da USP - REGE-USP

» Revista de Administração e Inovação – RAI

» Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN

» Revista de Ciências da Administração – RCA

» Economia & Gestão – E&G

» Revista de Economia e Política

» Análise – Revista Científica de Administração - Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul - PUCRS

» Caderno de Administração - Universidade Estadual de Maringá – UEM

» Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas - FGV

» Comportamento Organizacional e Gestão - Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA

» Revista de Psicologia e Política

Períódicos Impressos

» GV Executivo

» Fenacon

» Revista Brasileira de Administração

Downloads do Curso
Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia