Terça-feira, 19 de Março de 2024
Instituição » Núcleos
Núcleo de Psicologia

As atividades de Atendimento ao Público, Estágio e Pesquisa no Curso de Psicologia da FAAr são realizadas pelos núcleos de atendimentos. Assim, o Serviço de Psicologia será composto por núcleos de atendimento articulados com os diversos contextos de atuação das práticas psicológicas previstas na organização curricular. Os núcleos não se restringem a uma única ênfase curricular, podendo desenvolver atividades que envolvam mais de uma ênfase.


O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR, mantém o Núcleo em Psicologia, com objetivo de complementar a formação profissional dos estudantes do Curso de Psicologia e a finalidade de prestar assistência gratuita à comunidade de Ariquemes.

 

Os Núcleos de Atendimento são:

  • Núcleo de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana
  • Núcleo de Psicologia Organizacional e Desenvolvimento Profissional
  • Núcleo de Psicologia e Saúde Pública
  • Núcleo de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana

Está sob a responsabilidade desse núcleo o planejamento e a implementação de pesquisas e programas de intervenção no âmbito do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Inclui atividades de assessoria a escolas da rede pública e particular para o atendimento de demandas psicopedagógicas, tais como: avaliação psicológica de estudantes, de pessoas com necessidades educativas especiais, com disfunções neurológicas e distúrbios de aprendizagem; orientação e capacitação de educadores para a prática de ensino.

Esse núcleo desenvolve atividades no âmbito da orientação profissional, da educação profissional, da análise de relações de trabalho, da avaliação institucional, da promoção da saúde do trabalhador e demais atribuições da Psicologia Organizacional. As ações promovidas por este núcleo incluem a intervenção ou a pesquisa, que podem ser desenvolvidas em organizações, instituições e contextos comunitários, além do IESUR. Indivíduos ou grupos poderão ser atendidos por programas desenvolvidos por este núcleo.

 

Núcleo de Psicologia e Saúde Pública

 

Esse núcleo é responsável pelo desenvolvimento de atividades na rede de saúde que incluam o desenvolvimento de programas multidisciplinares de apoio à saúde coletiva em diferentes contextos. As atividades desse núcleo incluem: pesquisas relacionadas às necessidades regionais referentes à saúde mental, a cidadania e a qualidade de vida, atuação preventiva e remediativa nos hospitais junto às equipes multiprofissionais nos setores de pediatria, psiquiatria, oncologia, obstetrícia e ginecologia etc. Também serão desenvolvidos programas educativos nos postos de saúde em consonância com os projetos municipais. A atuação na comunidade será realizada em conjunto com o Conselho Tutelar, e os Conselhos Municipais de Educação, Saúde, Assistência/Ação Social, Conselho dos Direitos das Crianças/Adolescência e do Meio Ambiente.

 

Laboratório de Condicionamento Operante

 

O Laboratório de Condicionamento Operante será um espaço voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos processos psicológicos básicos trabalhados na disciplina Fundamentos da Análise Experimental do Comportamento. Deverá permitir ao aluno, e futuro psicólogo, produzir ou reproduzir experimentos dos quais foram deduzidas as leis da aprendizagem. Os princípios básicos da aprendizagem foram demonstrados inicialmente a partir da pesquisa em sujeitos com repertórios comportamentais relativamente simples e estendidos no estudo do comportamento complexo.

 

Laboratório de Aprendizagem Humana

 

O Laboratório de Aprendizagem Humana é um espaço reservado para o estudo dos processos psicológicos básicos com sujeitos humanos por meio de procedimentos informatizados. A dinâmica de funcionamento do laboratório incluirá uma rotina de atendimento aos alunos das disciplinas Processos Psicológicos Básicos I e II. Além da realização de atividades práticas, poderão ser desenvolvidos programas de atendimento às demandas dos usuários do Serviço de Psicologia. Por meio do atendimento individualizado, crianças, jovens e adultos poderão ser atendidos para a avaliação da comunicação, déficits na aquisição de leitura e escrita, comportamento matemático e outros problemas de aprendizagem. No laboratório de Aprendizagem humana os alunos poderão desenvolver habilidades e competências importantes para a análise do comportamento complexo.

Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana

O laboratório de anatomia e fisiologia, a ser usado por alunos e professores no estudo prático do corpo humano.

 

Brinquedoteca

 

A Brinquedoteca é um espaço de qualidade de vida, onde todas as pessoas, mas especialmente crianças e adolescentes, poderão experimentar situações construtivas, ludicas e integradoras do sujeito ao mundo e a si mesmo. É organizada e estruturada a partir de brinquedos pedagógicos e que possibilitem o trabalho psíquico. Conta com todos os elementos necessários para o trabalho do Psicólogo como jogos, fantoches, família de bonecas entre outros.

Na FAAr a Brinquedoteca do curso de Psicologia será utilizada no atendimento à comunidade durante a realização dos projetos das disciplinas e dos Nucleos de Pesquisa e Atendimento, como nas atividades práticas da disciplina de Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais, Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar. À medida que a demanda aumentar, a Brinquedoteca será ampliada a partir das sugestões de acadêmicos e seus supervisores.

Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia