O Núcleo de pesquisa e extensão – NUPE, tem como objetivo proporcionar condições para que a comunidade tenha acesso às informações científicas, tecnológicas e culturais, e ainda coordenar as atividades de extensão dos diversos setores do IESUR, apoiando assim os programas, projetos e atividades. Além disso, o NUPE busca sistematizar as informações de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Extensão, bem como cooperar com a construção de novos conhecimentos e a integração da universidade com a sociedade.
Através da extensão, a instituição de ensino interage com a Comunidade na qual está inserida. Neste cenário, o IESUR leva conhecimentos e/ou assistência à Comunidade, ao mesmo tempo em que recebem informações desta quanto às reais necessidades, anseios e aspirações. Na verdade, há uma troca de conhecimentos, em que a IES aprende e recebe com a própria comunidade sobre os valores e a cultura dessa Comunidade. É uma forma de o IESUR socializar e democratizar o conhecimento na comunidade.
Os Programas de Extensão do IESUR visam cumprir uma de suas importantes funções – aquela que vincula ensino/aprendizagem e sociedade – levando a instituição aos segmentos sociais.
Para dar cumprimento as ações, o IESUR orienta as ações de extensão, através de programas institucionalizados, vivenciados, assim, formas de socialização do conhecimento através de inserção de estudantes em atividades de extensão, decorrentes dos referidos programas:
As atividades de extensão articulam os cursos de graduação do IESUR com a comunidade que necessitam de intervenções educativas, sociais e ambientais. A partir da promoção, elaboração, implementação e avaliação de atividades de extensão volta-se o atendimento às necessidades da população.
As atividades de extensão são desenvolvidas através de cursos e projetos especiais, os quais serão abertos a participação da população, a fim de prestar colaboração constante à comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica gerada na instituição. Estas ferramentas utilizadas pela IES buscam privilegiar a comunicação com a sociedade. E ainda, a prestação de serviços especializados a estas comunidades, local, regional e estadual, servirão como organismo de consultoria e assessoria de direito público ou privado, em matérias vinculadas aos seus fins e às atividades, estabelecendo assim uma relação de reciprocidade.
O IESUR/FAAr mantém o Projetos de Extensão de caráter permanente. Participam dos projetos alunos bolsistas e voluntários.
PROJETO INSTITUCIONAIS | DETALHES |
Leitura e Vivências Multidisciplinares | Responsável: Prof.ª Ma. Jakline Brandhuber e Coordenações de Curso |
Gestão e Valorização de Pessoas | Responsável: Prof.ª Ma. Jakline Brandhuber |
Trote Solidário | Responsável: Prof. Dioni Pedro Feza |
Páscoa Solidária | Responsável: Prof. Dioni Pedro Feza |
Natal Solidário | Responsável: Prof. Dioni Pedro Feza |
Projeto Semear | Responsável: Coordenação de Curso |
FAAr Cidadania | Responsável: Prof. Me. Flávio Estevão Neto |
Programa Institucional de Acompanhamento e Desenvolvimento do ENADE | Responsável: Prof.ª Ma. Elenice Cristina |
AMAAR | Responsável: Coordenações de Curso |
Não caia na boca do Leão | Responsável: Prof. Me. Edson Nascimento |
Plantando e Administrando | Coordenação de Curso |
Projeto Guaíra | Coordenação de Curso |
Projeto Social Abrigo Cristão | Coordenação de Curso |
A relação de produção científica e do conhecimento, não se desvincula do processo de ensino-aprendizagem, assim, o diagnóstico com identificação de problemas, a observação contínua, a análise das necessidades e situações contextuais pode possibilitar a construção de um trabalho educativo com significância no campo institucional e regional.
Esta relação de produção busca o equilíbrio entre pesquisa básica e aplicada, a fim de promover a existência de sistemas de pesquisa mais flexíveis e organizados, que promovam a excelência científica, a interdisciplinaridade e possam contribuir com a sociedade.
A pesquisa busca então relacionar a excelência acadêmica à aplicabilidade do saber, atendendo a demandas, seja de políticas públicas ou de organizações sociais.
A política entre as linhas de cooperação científica e tecnológica com segmentos produtivos da comunidade pode ser importante instrumento para potencializar programas e projetos de pesquisa e qualificação profissional. Assim, a investigação no âmbito deste curso requer estímulo entre as ações institucionais e sociais que se vislumbra construir, tanto no contexto local, regional e ou nacional.
O projeto de iniciação científica representa um marco fundamental na formação acadêmica de estudantes e na promoção do desenvolvimento científico.
Em sua essência, a iniciação científica é um programa que visa envolver os estudantes de graduação em atividades de pesquisa sob a orientação de um docente qualificado e experiente, permitindo aos estudantes vivenciarem a construção do conhecimento, a aplicação de metodologias científicas e a análise de dados, contribuindo diretamente para a sua formação acadêmica e profissional.
O projeto de iniciação científica abrange uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, desde as ciências exatas e da natureza até as ciências sociais, humanas e aplicadas, oportuniza aos acadêmicos participantes o desenvolvimento de pesquisa relevantes e de alta qualidade, produzindo desta forma resultados que contribuem para o avanço do conhecimento em sua área de estudo, bem como promove um impacto significativo no desenvolvimento da instituição e da comunidade científica como um todo, o que contribui para o avanço científico e tecnológico de sociedade, fornecendo soluções inovadoras para os desafios enfrentados em diversos setores..
Neste sentido, os projetos de iniciação científica, através do trabalho conjunto com orientadores, colaboradores ou apoiadores e do comprometimento com a excelência acadêmica, cria um ambiente propício para a formação de jovens pesquisadores e contribui para o avanço do conhecimento em nossa Instituição.
Jakline Brandhuber
Coordenadora do NUPE.
As edições das Conferências Multidisciplinares – COMFAAr é um projeto institucional, interdisciplinar, realizado anualmente pela Direção Geral, Coordenações de Curso e Coordenação de Pesquisa e Extensão. A relevância deste evento é a materialização dos Projetos Pedagógicos de Cursos da FAAr os quais buscam o conhecimento, a produção acadêmica, a iniciação científica, além da integração e interdisciplinaridade.
Neste período toda a comunidade acadêmica está imbuída em um só objetivo, a realização do COMFAAr. A Instituição tem consciência de sua responsabilidade socioambiental como fonte geradora de ações de inclusão social e assistência a grupos sociais discriminados, e por isso, este evento vem proporcionando ao longo destes anos um espaço de discussão sobre temas atuais relacionados à Administração, à Ciências Contábeis, ao Direito, à Enfermagem, à Farmácia, à Nutrição e à Psicologia.
É com o espírito humanístico e social que o IESUR/ FAAr atende à demanda existente na microrregião Leste de Rondônia e desenvolve um espaço para a discussão sobre temas neocontemporâneos.
Ciente de sua responsabilidade social, esta Instituição de Ensino cumpre o objetivo de realizar anualmente uma edição do COMFAAr, de acordo com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
Neste evento, reúnem-se os cursos Graduação do IESUR/FAAr, acadêmicos, coordenadores, diretores propiciam um ambiente para apresentação dos trabalhos discentes/docentes desenvolvidos pelo IESUR/FAAr durante o ano, com o objetivo de trazer melhorias à comunidade rondoniense.
As palestras realizadas em cada uma das edições, destinadas à comunidade, contribuem para a melhoria da qualidade no trabalho tanto para professores da rede estadual de ensino quanto para os colaboradores e comunidade estudantil desta IES.
A Revista é de titularidade do Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes – IESUR/FAAr. Sua missão é publicar estudos e pesquisas inéditas realizadas
na área do Direito, preferencialmente no escopo das linhas editoriais, visando disseminar conhecimento científico jurídico, estabelecida em dezembro do ano de 2012, após aprovação no Conselho Superior do IESUR/FAAr (CONSUP).
O objetivo da Revista AREL FAAr – Amazon’s Research and Environmental Law é a inter-relação entre a ciência e a prática jurídica, em face da formação integral dos. Para efetivar profissionais da área o seu objetivo, buscam-se articulistas e/ou pesquisadores que investiguem as possíveis formas em que o Direito possa contribuir para a edificação da consciência social e a formação de valores em face das novas relações estabelecidas entre a Sociedade e o Estado.
Clique e acesse a publicação – http://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/
Olhar Científico é uma revista científica do Instituto de Ensino Superior de Rondônia/ Faculdades Associadas de Ariquemes, de publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência em uma perspectiva multidisciplinar, não só para a comunidade FAAr (docentes e discentes), mas também a todos os demais interessados em promover a divulgação do conhecimento científico. O objetivo é divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Administração Geral, Direito, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Informática e áreas afins.
© 2025 Faculdade FAAr. Todos os direitos reservados.
Made by Anael Albuquerque