CPA

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.

Segundo a Lei nº 10.861, a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.

O objetivo da Comissão é auxiliar na gestão institucional nas dimensões acadêmica e administrativa, a fim de identificar as potencialidades e a superar os limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pelo IESUR.

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Avaliação 2023

A Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.

A Lei nº 10.861 diz que a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.

A CPA do IESUR é composta:

– Dois representantes do corpo docente;

– Dois representantes do corpo técnico-administrativo;

– Dois representantes do corpo discente;

– Dois representantes da sociedade civil organizada.

 

Os membros representantes do corpo docente, corpo discente, funcionários técnico-administrativos e sociedade civil organizada possuem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos.

A Comissão Própria de Avaliação reúne-se, ordinariamente, uma vez por semestre, e extraordinariamente, ou quando o caso requer.

Missão da CPA

Sistematizar e analisar dados e informações coletados a fim de identificar fragilidades e potencialidades com vistas à criação de estratégias de superação de problemas e de ampliação dos bons resultados, a fim de assegurar um ensino de excelência.

Atribuições da CPA

– estabelecer diretrizes e indicadores e conduzir a organização dos processos internos do Programa de Avaliação Institucional;
– elaborar os instrumentos avaliativos;
– elaborar relatórios parciais (I e II Ciclos) e Final e Relatos da Avaliação Institucional e encaminhar aos departamentos;
– apoiar o processo de Planejamento Institucional, bem como acompanhar o seu desenvolvimento;
– avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa;
– assegurar a continuidade do processo avaliativo e fortalecer a cultura de avaliação.
– identificar as potencialidades da Instituição: áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;

Membros da CPA

Composição da Comissão Própria de Avaliação do IESUR período de 2023-2025

Nome dos Membros

Função

Jakline Brandhuber de Moura

Representante do Corpo Docente

Flávio Estevão Neto

Representante do Corpo Docente

Carla Angélica B. Quintão

Representante do Corpo Técnico-administrativo

Arailde de Souza Santos

Representante do Corpo Técnico-administrativo

Lucas Kerr

Representante do Corpo Discente

Gabriela da Silva Lima

Representante do Corpo Discente

Maria Lucy Cardoso

Representante da Sociedade Civil Organizada

Régio Mendes de Carvalho

Representante da Sociedade Civil Organizada

  Fonte: CPA, 2023

Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é constituído por três componentes principais: avaliação das instituições (avaliação externa e autoavaliação institucional); avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação e resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Conforme orientação da Nota Técnica nº 062/2014-INEP/DAES/CONAES, a Avaliação Institucional deverá seguir o seguinte roteiro:

– Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela CPA do período que constituiu o objeto de avaliação;
– Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição);
– Eixo 3: Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes);
– Eixo 4: Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira);
– Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física).

Os instrumentos de avaliação do IESUR são construídos e sempre revisados para diagnosticar as potencialidades e as fragilidades, e através destes resultados da autoavaliação institucional, o IESUR poderá buscar ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo a fim de contribuir para melhoria da qualidade do ensino da Instituição.

Os formulários ficam disponíveis na comunidade acadêmica de acordo com o período da campanha e cronograma.

A participação de todos é fundamental para que o IESUR possa colher um retrato acerca da realidade acadêmica. Por isso, não deixe de participar e de responder aos formulários de avaliação.

Cronograma

                                                   1ª ETAPA 

 

– Revisão dos instrumentos de Avaliação interna;

– Divulgação   e realização da pesquisa;

– Análise dos resultados;

– Elaboração de Relatórios e divulgação dos resultados.  

– Pesquisa para acadêmicos ingressantes busca informações sobre a escolha da IES, motivo da escolha da carreira, do curso, renda familiar, tipo de empresa e município onde mora (março e agosto);

– Grau de satisfação do Egressos traz informações quanto à situação profissional do egresso, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e as exigências do mercado de trabalho, o nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição, formação continuada, tipo de empresa que trabalha (ao longo do ano letivo);

Processo de Aprendizagem Remota / On-line para corpo discente:  levantar as principais dificuldades dos alunos em ter aulas remotas e/ou uso de tecnologias educativas, a fim de avaliar e melhorar o atendimento nessa modalidade (abril);

– Processo de Aprendizagem Remota / Online para o corpo docente busca identificar a experiência do professor em utilizar as ferramentas/metodologias de ensino utilizadas por ele durante as aulas; frequência, disponibilidade de tempo para atendimento, solução de problemas, autoavaliação (abril/maio);

– Pesquisa de satisfação destinada aos acadêmicos matriculados em Disciplinas Mediadas por Tecnologias Digitais busca informações sobre material didático e atividades desenvolvidas nas salas virtuais, dificuldade em navegar pelos módulos e materiais disponíveis, disponibilidade do professor-tutor para orientação e acompanhamento dos professores-tutores, suporte técnico (maio).

2ª ETAPA

 

– Aplicação das pesquisas de satisfação;

-Análise dos Resultados;

-Divulgação dos resultados;

 

– Pesquisa de satisfação dos concluintes traz informações sobre a situação profissional, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e o mercado de trabalho, nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição;

– Pesquisa de satisfação dos Técnicos-administrativos aborda temas sobre comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho, organização, objetivos institucionais (setembro);

– Pesquisa de satisfação do corpo docente traz informação em relação ao ensino, extensão, pesquisa, comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho e organização e objetivos institucionais (setembro);

3ª ETAPA

 

– Divulgação da pesquisa sobre o grau de satisfação por parte do aluno;

– Aplicação das pesquisas de satisfação;

– Análise dos Resultados;

-Elaboração do Relatório de Avaliação Institucional do I Ciclo;

– Divulgação dos resultados.

– Pesquisa sobre Virtualização das Aulas e Rotinas Acadêmicas aborda a eficácia das aulas virtuais, escolha dos recursos pedagógicos oferecidos pelo professor, tempo disponível para atendimento, complexidade das atividades, disponibilidade do coordenador para atendimento e solução dos problemas, suporte técnico, postagem dos planos de ensino e cronograma, dedicação,  conteúdos disponíveis para estudo, dificuldades do acadêmico em acessar as salas virtuais, avaliação e acesso às salas virtuais e avaliação do professor (outubro /novembro).