A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.
Segundo a Lei nº 10.861, a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.
O objetivo da Comissão é auxiliar na gestão institucional nas dimensões acadêmica e administrativa, a fim de identificar as potencialidades e a superar os limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pelo IESUR.
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A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.
A Lei nº 10.861 diz que a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.
– Dois representantes do corpo docente;
– Dois representantes do corpo técnico-administrativo;
– Dois representantes do corpo discente;
– Dois representantes da sociedade civil organizada.
Os membros representantes do corpo docente, corpo discente, funcionários técnico-administrativos e sociedade civil organizada possuem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos.
A Comissão Própria de Avaliação reúne-se, ordinariamente, uma vez por semestre, e extraordinariamente, ou quando o caso requer.
Sistematizar e analisar dados e informações coletados a fim de identificar fragilidades e potencialidades com vistas à criação de estratégias de superação de problemas e de ampliação dos bons resultados, a fim de assegurar um ensino de excelência.
– estabelecer diretrizes e indicadores e conduzir a organização dos processos internos do Programa de Avaliação Institucional;
– elaborar os instrumentos avaliativos;
– elaborar relatórios parciais (I e II Ciclos) e Final e Relatos da Avaliação Institucional e encaminhar aos departamentos;
– apoiar o processo de Planejamento Institucional, bem como acompanhar o seu desenvolvimento;
– avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa;
– assegurar a continuidade do processo avaliativo e fortalecer a cultura de avaliação.
– identificar as potencialidades da Instituição: áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;
Composição da Comissão Própria de Avaliação do IESUR período de 2023-2025
Nome dos Membros | Função |
Jakline Brandhuber de Moura | Representante do Corpo Docente |
Flávio Estevão Neto | Representante do Corpo Docente |
Carla Angélica B. Quintão | Representante do Corpo Técnico-administrativo |
Arailde de Souza Santos | Representante do Corpo Técnico-administrativo |
Lucas Kerr | Representante do Corpo Discente |
Gabriela da Silva Lima | Representante do Corpo Discente |
Maria Lucy Cardoso | Representante da Sociedade Civil Organizada |
Régio Mendes de Carvalho | Representante da Sociedade Civil Organizada |
Fonte: CPA, 2023
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é constituído por três componentes principais: avaliação das instituições (avaliação externa e autoavaliação institucional); avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação e resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Conforme orientação da Nota Técnica nº 062/2014-INEP/DAES/CONAES, a Avaliação Institucional deverá seguir o seguinte roteiro:
– Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela CPA do período que constituiu o objeto de avaliação;
– Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição);
– Eixo 3: Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes);
– Eixo 4: Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira);
– Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física).
–
Os instrumentos de avaliação do IESUR são construídos e sempre revisados para diagnosticar as potencialidades e as fragilidades, e através destes resultados da autoavaliação institucional, o IESUR poderá buscar ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo a fim de contribuir para melhoria da qualidade do ensino da Instituição.
Os formulários ficam disponíveis na comunidade acadêmica de acordo com o período da campanha e cronograma.
A participação de todos é fundamental para que o IESUR possa colher um retrato acerca da realidade acadêmica. Por isso, não deixe de participar e de responder aos formulários de avaliação.
1ª ETAPA |
– Revisão dos instrumentos de Avaliação interna; – Divulgação e realização da pesquisa; – Análise dos resultados; – Elaboração de Relatórios e divulgação dos resultados. |
– Pesquisa para acadêmicos ingressantes busca informações sobre a escolha da IES, motivo da escolha da carreira, do curso, renda familiar, tipo de empresa e município onde mora (março e agosto); |
– Grau de satisfação do Egressos traz informações quanto à situação profissional do egresso, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e as exigências do mercado de trabalho, o nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição, formação continuada, tipo de empresa que trabalha (ao longo do ano letivo); |
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– Processo de Aprendizagem Remota / On-line para corpo discente: levantar as principais dificuldades dos alunos em ter aulas remotas e/ou uso de tecnologias educativas, a fim de avaliar e melhorar o atendimento nessa modalidade (abril); |
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– Processo de Aprendizagem Remota / Online para o corpo docente busca identificar a experiência do professor em utilizar as ferramentas/metodologias de ensino utilizadas por ele durante as aulas; frequência, disponibilidade de tempo para atendimento, solução de problemas, autoavaliação (abril/maio); |
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– Pesquisa de satisfação destinada aos acadêmicos matriculados em Disciplinas Mediadas por Tecnologias Digitais busca informações sobre material didático e atividades desenvolvidas nas salas virtuais, dificuldade em navegar pelos módulos e materiais disponíveis, disponibilidade do professor-tutor para orientação e acompanhamento dos professores-tutores, suporte técnico (maio). |
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2ª ETAPA |
– Aplicação das pesquisas de satisfação; -Análise dos Resultados; -Divulgação dos resultados;
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– Pesquisa de satisfação dos concluintes traz informações sobre a situação profissional, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e o mercado de trabalho, nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição; |
– Pesquisa de satisfação dos Técnicos-administrativos aborda temas sobre comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho, organização, objetivos institucionais (setembro); |
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– Pesquisa de satisfação do corpo docente traz informação em relação ao ensino, extensão, pesquisa, comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho e organização e objetivos institucionais (setembro); |
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3ª ETAPA |
– Divulgação da pesquisa sobre o grau de satisfação por parte do aluno; – Aplicação das pesquisas de satisfação; – Análise dos Resultados; -Elaboração do Relatório de Avaliação Institucional do I Ciclo; – Divulgação dos resultados. |
– Pesquisa sobre Virtualização das Aulas e Rotinas Acadêmicas aborda a eficácia das aulas virtuais, escolha dos recursos pedagógicos oferecidos pelo professor, tempo disponível para atendimento, complexidade das atividades, disponibilidade do coordenador para atendimento e solução dos problemas, suporte técnico, postagem dos planos de ensino e cronograma, dedicação, conteúdos disponíveis para estudo, dificuldades do acadêmico em acessar as salas virtuais, avaliação e acesso às salas virtuais e avaliação do professor (outubro /novembro).
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2022 – Resultado Geral de Avaliação Institucional
2022 – Relatório Parcial da Avaliação Institucional
2021 – Resultado Geral de Avaliação Institucional
2021 – Relatório Parcial Da Avaliação Institucional
2020 – Relato Institucional 2018-2020
2020 – Avaliação Institucional
2019 – Avaliação Institucional
2018 -Relato Institucional I CICLO
2018 – Avaliação Institucional
2016- Relato Institucional 2016 – II Ciclo
2014-2 Avaliação Institucional
2014-1 Avaliação Institucional
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