Informações Gerais

A Biblioteca Dr. Iranir Rodrigues Rosique é constituída apenas pela biblioteca central, com a missão de promover, a recuperação e disseminação da informação a todos os acadêmicos, docentes, funcionários e a comunidade através do ensino, pesquisa e extensão. Contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional, cultural, científico e tecnológico da sociedade. A biblioteca atende aos Cursos de Bacharelado em Administração Geral, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

Os serviços disponíveis aos usuários são: consulta local e online por meio do catálogo online da base do acervo das bibliotecas; empréstimo domiciliar; renovação e reserva de livros presencial e online; elaboração de dados internacionais de catalogação na publicação; orientação ao usuário quanto à recuperação da informação; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; palestras, visitas orientadas e treinamentos quanto ao uso e recursos informacionais das Bibliotecas Digitais.

A biblioteca participa de redes de serviços cooperativos, como Biblioteca Solicitante do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o objetivo de facilitar o acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento.

horário

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 13h30 às 21h50, ininterruptamente, e sábado de 8h às 12h.

ENDEREÇO

Av. Capitão Sílvio, 2738 – Setor Grandes Áreas – CEP 76.876-696 –  Ariquemes – RO – Brasil.

E-mail: atendimentobiblioteca@faar.edu.br

ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS

O acervo é formado por livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCCs), dissertações, teses, obras de referência, nos suportes impresso, digital e online.

Atualmente, o acervo total das bibliotecas é constituído de 18.858 títulos com 32.743 exemplares (até 02 de março de 2022) incluindo todos os tipos de materiais informacionais como: livros, periódicos, CDs, DVDs, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros. Mas, vale salientar que o conteúdo das bases de dados e outras fontes de informação virtuais amplia esse quantitativo e a diversidade de assuntos disponíveis enriquece as áreas de conhecimento.

É disponibilizado também, no site da FAAR conteúdo científico e periódicos de acesso livre visando a ampliar o universo da pesquisa à comunidade da instituição. Inclui bases de dados nacionais e internacionais, em áreas específicas e multidisciplinares, referenciais e com texto completo; periódicos eletrônicos e e-books selecionados nas áreas dos cursos de graduação da FAAR.

FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO

A biblioteca da FAAR presta serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa por meio da consulta ao seu acervo, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual. O empréstimo domiciliar é exclusivo à comunidade vinculada à instituição (ver Regimento e Normas do Serviço de Circulação).

A biblioteca oferece à comunidade universitária interna o acesso à internet gratuito, administração de e-mail, digitação de trabalhos e pesquisa. Oferece também, o acesso eletrônico ao catálogo online do acervo da Biblioteca da FAAR, a base de dados Medline Complete na área da saúde e periódicos eletrônicos, disponível na internet 24h, por meio do site. A biblioteca possuem terminais de consulta disponíveis em suas instalações. Disponibilizamos três Bibliotecas Digitais: Saraiva (Direito), Pearson – Biblioteca Virtual e a Plataforma A, onde, obtemos mais de 10 mil títulos para o suporte acadêmico. Para mais informações procure a Biblioteca. 

Produtos e Serviços

TUTORIAL BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON