Notícias

Alunos de Direito da FAAr visitam Garimpo do Bom Futuro

Acadêmicos do 7º Período do Curso de Direito das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr), na última semana (30), sob a responsabilidade técnica da professora da disciplina de Direito Ambiental Maria Helena Piemonte Debowski, estiveram no Garimpo Bom Futuro em Ariquemes com o objetivo de se obterem maiores conhecimentos sobre a extração do minério de cassiterita e os desdobramentos da atividade minerária em relação ao meio ambiente e seus desdobramentos legais.

A professora Maria Helena explicou que o projeto visa reforçar a missão e o compromisso social da instituição para com a comunidade. “Temos como princípio pedagógico proporcionar aos acadêmicos de graduação a oportunidade de aprofundar e ampliar a sua formação profissional, na perspectiva de novos estudos e práticas na área do Direito Ambiental, com ênfase em Direito Minerário, que é uma questão de suma importância na região na qual estamos inseridos”, pontuou Debowski.

Cerca de 30 acadêmicos realizaram um contato direto com a realidade da atividade de extração de cassiterita, sua forma de processamento, transporte e comercialização, bem como conhecimento quanto ao armazenamento e contenção de barragens de minério.

“Agradeço em nome da FAAr ao Presidente da COOPERSANTA/COOPERMETAL, Jaime Morgan; ao Engenheiro de Minas que nos acompanhou, Tadeu Souza Pereira; e o Geólogo, Renato Muzzolon, que foram fundamentais do ponto de vista técnico no decorrer da visita”, arrematou a Professora de Direito Ambiental da FAAr.