O Curso Técnico em Enfermagem está articulado com a missão e política da Escola Técnica Faar/IEC por meio de busca pela qualidade do ensino inclusiva e de excelência.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar Técnicos em Enfermagem com conhecimento técnico-científico voltado a atendimento das necessidades básicas de atendimento à saúde do paciente e da comunidade nas diferentes fases do ciclo vital comprometido com a proteção e promoção da vida.
Habilitar profissionais Técnicos para atuar em diversos níveis de atenção à saúde (prevenção, apoio ao diagnóstico, assistencial, intervencionista por meio de educação para saúde, proteção, recuperação, reabilitação).
Contribuir para o aluno na apropiação de valores éticos e bioéticos na dimensão da segurança do paciente, além de incorporar uma postura crítica que tornam o indivíduo um ser participativo, criativo, reflexivo, capaz de relacionar os fatos a teoria, e não apenas ser treinado para atuar nos serviços de saúde.
Proporcionar um ensino que incorpore as mudanças advindas do desenvolvimento técnico-científico, na perspectiva de que os estudantes consiguam intervir individualmente e no seu conjunto, positivamente, nas necessidades de saúde de cada pessoa, grupo ou comunidade.
Instrumentalizar o aluno a desenvolver processos de intervenção no processo de trabalho em sáude e explorar seus elementos, história e relação com outras práticas sociais.
Capacitar o aluno para desenvolver uma atuação de qualidade e garantia de segurança do cuidadono processo de assistência de enfermagem.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A estrutura curricular baseia-se no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, nos Referenciais Nacionais da Educação Profissional de Técnico de Nível Médio e na Legislação Vigente.
O Curso Técnico em Enfermagem é composto por quatro semestres, na modalidade Presencial, na forma concomitante e subsequente, com 450h por módulos totalizando 1800 horas de atividades ao longo do curso estando de acordo com as exigências necessária.
A grade curricular está alinhada com as Diretrizes Curriculares e considera a interdisciplinaridade, flexibilidade, contextualização a articulação entre teoria e prática. As ferramentas de tecnologia de informação e comunicação adotadas no processo de ensino aprendizagem, permitem a execução do projeto pedagógico do curso, garantindo a acessibilidade digital e comunicacional, promovendo ainda a interatividade entre docentes, discentes e tutores. Não obstante, estas ainda asseguram o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar, possibilitando experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.