Programas de Bolsas Institucionais

INVESTIMENTO INSTITUCIONAL

 

O IESUR/FAAr, consciente de sua responsabilidade social, implantou o seu Programa de Bolsas Institucionais, assim que obteve o reconhecimento do MEC, a saber:

 

Antecipação de Semestralidade

 

Será concedido nos casos de pagamento antecipado da semestralidade o percentual de 5% (cinco por cento) de desconto, não incluindo desconto sobre a matrícula.

 

Desconto Família

 

Tem como princípio auxiliar famílias que possuam mais de um dependente estudando na FAAr/IESUR, devendo ser esposa (o) ou irmãos.

 

A partir do segundo dependente, em mantendo a pontualidade de pagamentos, a mensalidade sofre redução de mais 10% (dez por cento). O aluno que se enquadra nessa regra deverá formalizar o pedido via requerimento próprio, indicando o nome completo, o número da matrícula do parente e o grau de parentesco, que deverá ser comprovado anexando a certidão de nascimento ou casamento e declaração de Imposto de Renda.

 

Incentivo – Bolsa Monitoria Voluntária

 

O exercício da monitoria consiste na realização de atividades a serem desenvolvidas junto a professores, em tarefas de apoio ao ensino e projetos específicos, em cursos de graduação da IESUR, nos locais e horários mutuamente acertados entre o professor responsável e o monitor, respeitado rigorosamente o horário escolar do aluno.

 

A bolsa monitoria está devidamente regulamentada e foi implantada formalmente a partir a partir do 2º semestre de 2011. As bolsas monitoria correspondem até 10% a 25% do valor da mensalidade do curso que o aluno estiver matriculado.

 

É realizado processo seletivo entre interessados devidamente aprovados na disciplina a qual se candidata. O critério de seleção será o adotado pelo Coordenador do Curso

 

Incentivo – Bolsa Iniciação Científica

 

Esta bolsa é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos melhores alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos pesquisadores docentes no contexto da graduação.

 

Tem como objetivo introduzir o aluno no mundo da pesquisa científica, como estratégia pedagógica para o ensino de qualidade centrado no processo ativo de construção de conhecimento.

 

É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

 

A Coordenação de Pesquisa e Extensão é responsável programa “Bolsas de Iniciação Científica”, e cuidará do processo de seleção e de acompanhamento dos bolsistas. O Programa de Iniciação Científica (fazer o link da página do Programa de Iniciação Científica entrar no termo em azul) possui regulamentação própria e foi implantada formalmente a partir do 2º semestre de 2011.

 

Incentivo – Bolsa Pontualidade

 

Tem como princípio valorizar a pontualidade de pagamento das mensalidades. A FAAr/IESUR concede descontos escalonados para quem efetuar seu pagamento de forma antecipada e obedece a data estabelecida para os dias 01 (desconto especial) 05 (desconto intermediário) que antecedem a data de vencimento das mensalidades dia 10 (desconto habitual), conforme instruções no boleto de pagamento.

 

Após a renovação da matrícula será disponibilizado no PORTAL ACADÊMICO, os Boletos Bancários das demais mensalidades do semestre letivo que devem ser pagos nas Agências Bancárias, Casas Lotéricas ou Agencias Conveniadas. 

 

Fica a critério de cada aluno e/ou do seu responsável financeiro, a melhor data para efetuar seu pagamento, que deve ser liquidado exclusivamente na rede Bancária credenciada.

 

Incentivo – Bolsa Funcionário e/ou Dependente

 

Tem como princípio beneficiar funcionário da FAAr/IESUR e/ou dependente, permitindo-lhe a redução acumulada das bolsas pontualidade e funcionário e/ou dependente. A sistemática de concessão de descontos é definida pela Diretoria Geral, de acordo com cada caso, este é um grande orgulho da instituição poder proporcionar crescimento intelectual ao funcionário;

 

Incentivo – Bolsa Egresso ou Portador de Diploma

 

Tem como princípio beneficiar ex-alunos graduados, em qualquer curso da FAAr/IESUR ou em outra instituição de ensino. Deverá ser feito através de requerimento e anexado cópia do certificado ou diploma. 

 

Consulte a e entenda mais: RESOLUÇÃO Nº 010/2014-CONSEPE/IESUR no site www.faar.edu.br 






Incentivo – Bolsa Convênio

 

Tem como princípio beneficiar associados e seus dependentes legais diretos, em percentuais estabelecidos nos convênios, desde que sejam atendidas as condições contratuais do convênio pelo aluno solicitante.

 

Deve ser solicitado através de requerimento individual anexando obrigatoriamente declaração original emitida pelo sindicato/empresa conveniado com a FAAr/IESUR, com assinatura/carimbo do presidente do sindicato/empresa ou responsável autorizado, devendo o nome do solicitante constar da listagem oficial emitida pelo órgão conveniado.

 

Incentivo – Bolsa Trabalho ou de Administração

 

Esta bolsa tem por fundamento beneficiar o corpo de discentes do IESUR. Pode conceder descontos de 10% a 30 % do valor da mensalidade para alunos trabalhadores filiados a Associações considerados carente e que sejam selecionados pelas respectivas Associações, bem como tem como princípio valorizar a pontualidade de pagamento das mensalidades pelos discentes.

 

Incentivo – Bolsa Transporte

 

Tem por objetivo auxiliar os alunos de outras localidades a se deslocarem até a instituição através de bônus em dinheiro para o auxílio de transporte.

 

AVISO IMPORTANTE: – Todos os convênios devem ser renovados semestralmente.

 

INVESTIMENTO GOVERNAMENTAL

É através dele que estudantes de instituições de ensino superior privadas têm a oportunidade de financiar em até 100% seu curso, com juros iguais para todos os cursos. 

Tem maior flexibilidade de pagamento dos encargos e dos prazos de pagamento, que agora é de três vezes o tempo do curso, com um tempo de carência após a conclusão do curso para começar a pagar. Para maiores informações acesse o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br 

O financiamento pode ser requerido a qualquer momento e não mais apenas em processo seletivo. O agente operado passa a ser o FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento de Educação), mas, os atuais agentes financeiros são: Caixa Econômica e Banco do Brasil. 

O FIES é para todos e para se candidatar, basta estar regularmente matriculado em Instituições de Ensino Superior não gratuita, em qualquer curso, devidamente cadastrada no Programa e com avaliação positiva nos processos de avaliação realizados pelo MEC. 

Os estudantes que concluíram o ensino médio no ano de 2010 em diante devem comprovar também o resultado obtido em pelo menos uma edição da prova do ENEM. A inscrição é feita somente pelo site http://portalfies.mec.gov.br onde outras informações também poderão ser obtidas.

LOCAL DO ATENDIMENTO

Sala do NAD – Núcleo de Atendimento ao Discente

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

Segunda às Sextas-feiras das 19h00 às 22h00

1º e 3º Sábado do mês de 14h00 às 18h00

DADOS DE CONTATO

Coordenador: Prof. Especialista Dione Pedro Feza

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR).

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008; (69) 3535-5005 – Ramal: 237

E-mail: dionefeza@faar.edu.br