Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Noticia » Geral
27/04/2018 - Coordenação
Temas Transversais
Temas Transversais

Segundo o Ministério da Educação (MEC), "Temas Transversais são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes".
Os temas transversais sempre perpassaram o currículo dos cursos do IESUR/FAAr, estando presente no bojo das disciplinas e assuntos trabalhados.
Cumprindo as diretrizes e documentos legais e normativos do Ensino Superior, temas como: Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Tecnologia, Vivência e Globalidade, Sustentabilidade Socioambiental, assuntos voltados para a transformação social e que se fundamentem em princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades, tem sido trabalhados também em palestras e debates.
Ao falarmos em transversalidade, evidenciamos temas que precisam compor um conjunto de conteúdos educacionais e eixos condutores comuns a todas as disciplinas e cursos, sob um ângulo transversal no currículo global da educação superior. (YUS, 1998, p.17).
Esses temas estabelecem uma relação entre apreender conhecimentos teóricos interligados a questões reais, principalmente no que tange às questões sociais e aos processos vividos e debatidos intensamente na busca de soluções e alternativas para os problemas sociais num mundo em constante transformação.



Professora Elenice Cristina da Rocha Feza

 

Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia