Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Noticia » Direito
22/03/2018 -
SALA DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO INSTALADA NA IESUR PRONTA PARA ATENDER A COMUNIDADE

No dia 06/03/2018 aconteceu a inauguração da Sala de Mediação e Conciliação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Instituto de Ensino Superior (IESUR) em sua sede localizada na Avenida Capitão Silvio, n. 2738, Áreas Especiais, Ariquemes/RO.

O trabalho da Sala de Mediação e Conciliação visa estabelecer uma cultura de paz na cidade, possibilitando que as pessoas possam, através de uma solução proposta pelos mediadores, que serão representados por Advogado e acadêmicos de Direito da Instituição, devidamente capacitados, chegar a um consenso através do diálogo, sendo o serviço gratuito, disponível para a comunidade de baixa renda.

Os atendimentos podem ser feitos em problemas como, requerimento de pensão alimentícia, guarda de menores, divórcios, dissoluções de sociedade de fato, entre outros tipos de conflitos, sendo que a mediação tem por objetivo diminuir o número de encaminhamentos aos Tribunais e a outros serviços públicos, contribuindo para a celeridade processual de problemas mais graves.

Fatos considerados como crimes, não comportam mediação.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do IESUR, Advogada Aline Angela Duarte, salienta que os atendimentos jurídicos já são realizados na Instituição, semanalmente, e na data da inauguração da sala de Mediação e Conciliação contou com o apoio das acadêmicas do curso de Direito, Simone de Matos Lopes e Silvania Rodrigues Silveira, as quais fizeram o atendimento de C.P.P. e E.S.S., formalizando o termo, o qual será levado judicialmente apenas para homologação.

O Prof. Dr. David Moreira afirmou que "o projeto foi idealizado em razão da demanda desse ramo do Direito, uma tendência mundial de solução de conflitos em contraposição de uma cultura das escolas jurídicas que, historicamente, sempre preparou o acadêmico exclusivamente para o litígio". Lembrou, ainda, que o projeto foi de imediato abraçado pela Instituição, a qual proporcionou todas as condições para a sua implementação.

O Diretor Geral do IESUR, Dr. Ivanilde Rosique, destacou que "reconhece o valor inestimável do aprendizado adquirido pelos estudantes das práticas jurídicas, e, agora, na Sala de Mediação e Conciliação, ademais, um benefício do próprio cidadão que procura o NPJ".

Portanto, com a nova estrutura inaugurada, os acadêmicos de Direito poderão enriquecer seus conhecimentos, além de contribuir para celeridade processual.

O horário de funcionamento será das 8:30 hs às 12 horas, das 14 hs às 17:30 hs, de segunda a sexta-feira; das 19 hs às 20:40 hs segunda, terça, quinta e sexta-feira, e nos sábados pela manhã, das 8:30 hs às 12 hs.