Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018
Noticia » Direito
10/11/2017 - Coordenação
Programa de Visitação aos Tribunais Superiores em Brasília

Nos dias 22 a 28 de outubro de 2017, acadêmicos e professores das Faculdades Associadas de Ariquemes- FAAr realizaram uma viagem a Brasília. O Programa de Visitação aos Tribunais Superiores em Brasília, sob a Coordenação do Professor Dr. David Alves Moreira tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Direito a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento dos Tribunais, de complementação de ensino e aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional.

Todas as fotos aqui.

A realização destas atividades assume papel relevante para os acadêmicos da graduação do Curso de Direito do IESUR/FAAr, pois através delas é possível conhecer o ambiente real de uma instituição pública em pleno funcionamento, verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Os discentes também assistiram às sessões de julgamento como forma de experimentar a realidade do mundo jurídico para o qual estão se preparando e ao final de cada visita realizada, os receberam os certificados de participação.
A atividade é de suma relevância pois faz com que o acadêmico vivencie os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conheça a realidade dos Tribunais Superiores, a sua estrutura organizacional e acompanhe o funcionamento. As atividades complementares ofertadas pelo IESUR/FAAr contribuem significativamente para a formação do acadêmico uma vez que oferece atividades que correlacionem a teoria da ciência jurídica à sua aplicação prática.
As visitas técnicas fazem parte das atividades complementares de extensão universitária dos acadêmicos de Direito do IESUR/FAAr e visa contribuir significativamente para a formação profissional dos discentes. Deste modo, a Direção Geral, através da coordenação do Curso de Direito e seus professores, disponibiliza as visitas técnicas para que os acadêmicos vivenciem outras realidades e/ou tenham informações técnicas sobre os assuntos abordados em sala de aula. Estas visitas propiciam o encontro do acadêmico com o universo profissional e proporciona ainda aos participantes uma formação mais ampla.
Conforme consta no projeto, a visita técnica compreende um método inovador de ensino, interligando teoria e prática, firmando-se como ferramenta didática hábil a preparar o discente do curso de Direito, além de promover a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Direito, pois, no decorrer da visita técnica, o discente terá a oportunidade de fazer um resgate de conteúdos vistos em sala de aula, desde a Introdução ao Estudo do Direito, o Direito Constitucional, o Direito Processual Civil, o Direito Processual Penal, a Organização Judiciária, o Processo Legislativo, a Ética Profissional, a Prática Jurídica, a História e várias outras matérias previstas no Projeto Pedagógico do curso de Direito do IESUR/FAAr.
A viagem teve seu foco voltado para a construção e aprofundamento do conhecimento jurídico dos acadêmicos que dela participaram, vez que as visitas realizadas lhes permitiram verificar na prática como funcionam os principais Tribunais Superiores, a Corte Suprema da nação e as duas casas legislativas do país. E ainda, tiveram a oportunidade não de apenas assistir a uma sessão de julgamento de uma das Turmas que compõe o referido Tribunal Superior, como também presenciar a realização de sustentação oral por parte de advogados ali presentes e verificar, na prática, a prolação de decisões pelos Ministros componentes da Turma
A possibilidade de conhecer os Tribunais Superiores, refletir sobre a teoria da sala de aula e a prática vivenciada nas sessões das cortes é de importância indiscutível tanto para a formação acadêmica daqueles que iniciaram a jornada no mundo jurídico, quanto para os próprios professores que buscaram aprimoramento para o exercício do magistério, e ainda, a sociedade que se beneficia deste trabalho à medida que recebe profissionais muito mais completos e preparados ao exercício da democracia plena.
Elenice Cristina da Rocha Feza

Todas as fotos aqui.