Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018
Noticia » Direito
10/11/2017 - Coordenação
Programa de Visitação aos Tribunais Superiores em Brasília
Programa de Visitação aos Tribunais Superiores em Brasília

Nos dias 22 a 28 de outubro de 2017, acadêmicos e professores das Faculdades Associadas de Ariquemes- FAAr realizaram uma viagem a Brasília. O Programa de Visitação aos Tribunais Superiores em Brasília, sob a Coordenação do Professor Dr. David Alves Moreira tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Direito a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento dos Tribunais, de complementação de ensino e aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional.

Todas as fotos aqui.

A realização destas atividades assume papel relevante para os acadêmicos da graduação do Curso de Direito do IESUR/FAAr, pois através delas é possível conhecer o ambiente real de uma instituição pública em pleno funcionamento, verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Os discentes também assistiram às sessões de julgamento como forma de experimentar a realidade do mundo jurídico para o qual estão se preparando e ao final de cada visita realizada, os receberam os certificados de participação.
A atividade é de suma relevância pois faz com que o acadêmico vivencie os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conheça a realidade dos Tribunais Superiores, a sua estrutura organizacional e acompanhe o funcionamento. As atividades complementares ofertadas pelo IESUR/FAAr contribuem significativamente para a formação do acadêmico uma vez que oferece atividades que correlacionem a teoria da ciência jurídica à sua aplicação prática.
As visitas técnicas fazem parte das atividades complementares de extensão universitária dos acadêmicos de Direito do IESUR/FAAr e visa contribuir significativamente para a formação profissional dos discentes. Deste modo, a Direção Geral, através da coordenação do Curso de Direito e seus professores, disponibiliza as visitas técnicas para que os acadêmicos vivenciem outras realidades e/ou tenham informações técnicas sobre os assuntos abordados em sala de aula. Estas visitas propiciam o encontro do acadêmico com o universo profissional e proporciona ainda aos participantes uma formação mais ampla.
Conforme consta no projeto, a visita técnica compreende um método inovador de ensino, interligando teoria e prática, firmando-se como ferramenta didática hábil a preparar o discente do curso de Direito, além de promover a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Direito, pois, no decorrer da visita técnica, o discente terá a oportunidade de fazer um resgate de conteúdos vistos em sala de aula, desde a Introdução ao Estudo do Direito, o Direito Constitucional, o Direito Processual Civil, o Direito Processual Penal, a Organização Judiciária, o Processo Legislativo, a Ética Profissional, a Prática Jurídica, a História e várias outras matérias previstas no Projeto Pedagógico do curso de Direito do IESUR/FAAr.
A viagem teve seu foco voltado para a construção e aprofundamento do conhecimento jurídico dos acadêmicos que dela participaram, vez que as visitas realizadas lhes permitiram verificar na prática como funcionam os principais Tribunais Superiores, a Corte Suprema da nação e as duas casas legislativas do país. E ainda, tiveram a oportunidade não de apenas assistir a uma sessão de julgamento de uma das Turmas que compõe o referido Tribunal Superior, como também presenciar a realização de sustentação oral por parte de advogados ali presentes e verificar, na prática, a prolação de decisões pelos Ministros componentes da Turma
A possibilidade de conhecer os Tribunais Superiores, refletir sobre a teoria da sala de aula e a prática vivenciada nas sessões das cortes é de importância indiscutível tanto para a formação acadêmica daqueles que iniciaram a jornada no mundo jurídico, quanto para os próprios professores que buscaram aprimoramento para o exercício do magistério, e ainda, a sociedade que se beneficia deste trabalho à medida que recebe profissionais muito mais completos e preparados ao exercício da democracia plena.
Elenice Cristina da Rocha Feza

Todas as fotos aqui.

Últimas
Calendário Acadêmico
Calendário Acadêmico
Tour Virtual
360º
Tour Virtual 360º
Rede Social
Revista Científica
Lançamentos
Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia